Uma Cultura centenária para superar os próprios recordes
Resenha da palestra de Holger Marquardt, diretor da Mercedes-Benz, na Expogestão 2019
Por Juliana Santos

Coordenadora de Gestão de Pessoas
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Uma das palestras que tive a oportunidade de assistir foi a do diretor da Mercedes-Benz, Holger Marquardt. Ele iniciou a palestra apresentando um pouco sobre a evolução da Mercedes-Benz em 133 anos. Reforçou que o sucesso vem por conta das pessoas. Realizou um comparativo de como os tempos mudaram referindo-se ao ontem como confortável e o hoje desconfortável.

Ele acredita que o novo ambiente caótico é normal. E que para liderar a mudança o primeiro passo é mudarmos a maneira de liderar. Antes a liderança era por comando e controle. Hoje a Liderança é comandada por auto reguladores, sem hierarquia e com muitos tomadores de decisão. Ele reforça a importância da comunicação assertiva estar totalmente atrelada com o alinhamento.

Algo que me chamou atenção foi quando ele disse que tinham uma cultura alemã onde a necessidade de ter o controle de tudo é muito grande, mas que ele mudaram esse mindset e ficaram abertos verdadeiramente a mudança com flexibilidade. Em 2016 fizeram a grande mudança cultural com 8 princípios. Dentre eles, os principais no seu ponto de vista são:

  • Propósito: fazer sentido o porque de acordamos todos os dias e ir trabalhar. Ele menciona que quando se tem um propósito, o mesmo ajuda na orientação para que todos saibam para o que estão trabalhando.
  • Agilidade: nos adaptar rapidamente aos novos desafios. Por que é importante mudar a maneira como operamos para acompanhar a transformação do mercado de maneira flexível.
  • Cocriação: para que seja estimulado um ambiente de criatividade.

Holger ainda enfatizou como na companhia estimulam o pensamento e a forma como trabalham juntos através de uma cultura honesta e aberta de feedback 360. Ele acredita que o feedback e a honestidade aumentam a velocidade da inovação.

E por último e não menos importante, fala que mesmo a empresa estando há 133 anos no mercado, eles vivem o espírito de startup.

Conclui-se que a empresa procura encorajar seus colaboradores através de uma cultura de transparência e estímulos à criatividade e inovação. As pessoas são consideradas o recurso mais valioso para a Mercedes-Benz. E qualquer pessoa pode mudar seu modelo mental a partir do momento em que decidir estar aberto a mudanças.

Quer obter a mesma agilidade de startup que a Mercedez-Benz emprega em sua companhia centenária? Então acesse o Report do Mapa Startup+Indústria realizado pela A2C (empresa de transformação de marcas e de negócios) e pela SPIN (primeira e maior rede de aceleradoras de startups para indústrias do país).

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