Um Empreendedor com apetite por inovação e paixão pelo Brasil
Resenha da palestra do Chef Claude Troisgros na Expogestão 2019
Por Karina Silveira

Gestora de Negócios
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A palestra do Chef Claude Troisgros foi um pouco diferente das demais. Ele não utilizou materiais de apoio (vídeos, slides ou qualquer outro recurso) e procurou chegar bem perto do público para poder olhar nos olhos das pessoas a sua volta, mudando um pouco o protocolo geralmente seguido no evento.

Claude falou sobre empreendedorismo mas de uma forma muito particular, contando a respeito de sua história de vida e todo o legado de sua família e peso do sobrenome que carrega.

A história da família

Sua família ficou conhecida na França por criar o que na época se chamou de “nova cozinha francesa”, mudando uma tradição centenária até então existente para o famoso “serviço à francesa”, onde o garçom traz o prato pronto da cozinha com alto requinte na entrega. Anos após anos construindo a história da gastronomia francesa, sua família formou gerações de grandes chefs e restaurantes mundialmente premiados, inclusive com as 3 estrelas Michelin tão sonhadas e desejadas por restaurantes mundo afora.

Nesse cenário de maravilhosidades culinárias, Troisgros se tornou chef e viajou por muitos países disseminando suas técnicas apuradas, até receber uma proposta para vir ao Brasil trabalhar na abertura de um restaurante com contrato de 2 anos.

Sua relação com o Brasil

Em 1979, na época com 23 anos, Claude veio ao Brasil comandar um restaurante que logo na abertura fez muito sucesso. Ele começou a se interessar pelos ingredientes da cozinha tropical e criou uma modalidade culinária que chamou de “franco-brasileira”, onde misturava técnicas da cozinha francesa com os ingredientes tipicamente brasileiros.

Ao término dos 2 anos inicialmente previstos, o chef decidiu que não renovaria o contrato, mas seguiria no Brasil para abrir seu próprio restaurante. Sem muitos recursos e sem a ajuda da família, Troisgros abriu um pequeno restaurante em um espaço de 30m2 no Rio de Janeiro, que batizou de Roanne (nome de sua cidade natal).

Voo solo

A abertura foi um pouco tímida e sem muita “pompa”, pois gastou o que tinha para a estrutura. Mas uma dose de sorte misturada com destino bateu à sua porta. Em um dia comum o então diretor da Rede Globo, Boni e o jornalista Armando Nogueira entram no seu restaurante por curiosidade acerca do nome escolhido, já que tiveram experiências maravilhosas na cidade do chef. Nessa ocasião, ele não quis se vangloriar com o sobrenome da família, apenas os agradeceu pela presença e fez o seu melhor: uma boa comida. Nos dias seguintes a esse episódio, filas e mais filas de “globais” estava em sua porta aguardando para comer em seu restaurante. A partir daí, seguiu com muito sucesso e precisou abrir um espaço maior.

Na TV

Nos anos seguintes ele abre outros restaurantes, viaja para abrir uma unidade em Nova Iorque, onde ficou por 4 anos e onde, pela primeira vez, tem contato com o mundo do “TVFood”, atuando em pequenos flashes de TV com a apresentação de técnicas e dicas de culinária profissional (um sucesso na TV americana).

Ao retornar para o Brasil, já conceituado e muito bem estruturado com seus restaurantes, ele se depara com a sua grande segunda dose de sorte: uma nova diretora da Rede Globo vai até seu restaurante comemorar aniversário de casamento e em conversa informal ele comenta sobre os programas culinários de sucesso nos Estados Unidos e pergunta “por que isso não vem para o Brasil?” Ao passo que ela retorna a pergunta, já com uma proposta: você toparia fazer o programa? Me procura. E assim ele entrou para o canal GNT, onde atua até hoje com programas de sucesso (spoiler alert: ainda este ano ele vai estar em um programa da Rede Globo).

A mensagem final

Sua palestra não abordou muitos conselhos empreendedores ou técnicas relacionadas ao tema, mas mostrou um exemplo claro sobre o quanto fazer o que se ama traz resultados positivos e perseguir os sonhos nunca é algo em vão, pois eles se tornam a sua história e seu exemplo de vida.

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