Transformação digital nas empresas: como preparar o seu negócio
Entenda a como a transformação digital nas empresas está mudando o mundo dos negócios.
Por Anderson de Andrade

Fundador e CEO
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Transformação digital já não é mais um conceito abstrato e futurístico. É uma necessidade real, principalmente para as empresas que lidam com consumidores cada vez mais conectados e exigentes, que demandam inovação e agilidade.

Nesta realidade, trocar papel e caneta por blocos de nota digitais e substituir ligações por aplicativos não é suficiente. Como toda revolução, a transformação digital, que acompanha a quarta revolução industrial, não espera por ninguém. Mas, vale lembrar também, que a transformação digital pode começar pelos pequenos processos que já fazem parte da rotina dos negócios. Por exemplo, a automação do marketing ou a melhora de alguns processos internos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é transformação digital e o que é necessário para que sua empresa faça parte dessa revolução, este artigo foi feito para você. É hora de transformar seu negócio. Você está preparado?

 

O que é transformação digital?

De forma resumida: é a revolução de atividades, negócios e estratégias com a utilização da tecnologia digital como base para os processos empresariais.

A transformação digital agiliza a tomada de decisão, principalmente através da análise de dados, eliminando rotinas operacionais e otimizando resultados, porque promove a inovação, facilita a comunicação e elimina o tradicional.

Conheça: infográfico com os primeiros passos para a transformação digital

Por que as empresas precisam se preocupar com isso?

Após 20 anos do advento da internet, podemos afirmar: nunca se viu uma revolução tecnológica de proporções tão grandes acontecer em um período de tempo tão curto.

Isso porque já não conseguimos imaginar a vida sem as tecnologias digitais. A internet está presente em tudo: desde a forma como trabalhamos até as opções de lazer. Seja chamando um Uber para não perder o horário ou aproveitando o som de músicas em um serviço de streaming, não há mais como fugir da Transformação Digital, ela já é uma realidade.

No mundo dos negócios, a revolução foi ainda mais significativa. Marcas que não se adaptaram às novidades — mesmo as mais consagradas — viraram cases do que não fazer com o seu negócio durante a Quarta Revolução Industrial. Basta lembrarmos dos jornais de classificados e das empresas de fotografia analógica, para citar apenas alguns exemplos. Todo mundo será impactado, do marketing digital ao recursos humanos.

 

Saindo da teoria: exemplos da vida real

A prática não precisa ser complexa, mas precisa de muita estratégia para funcionar. Também não é necessário construir robôs e carros voadores. Aliás, a transformação digital deve ser encarada como uma facilitadora de processos, e não como um problema a ser resolvido. Ela vem, justamente, para resolver o que já não funciona tão bem. 

A automação do marketing é um exemplo simplificado de aplicação real e rápida de todo esse conceito:

Estamos cercados por dados que vêm de todos os lados campanhas de mídia que rodam em redes sociais, bases de clientes ativos utilizadas para disparos de e-mail marketing, resultados de campanhas offline, captação de contatos em formulários do site, listas de visita ao stand em feiras e eventos, mensagens inbox, via whatsapp e abertura de chamados no sistema. 

É uma avalanche de informações capaz de derrubar e sobrecarregar equipes sem uma gestão adequada. 

Por meio da automação de marketing, todos esses dados são integrados em sistemas de visualização únicos, permitindo a qualificação dos leads de forma otimizada. Assim, facilitam a comunicação entre atração de contatos (marketing) e conversão (vendas). 

Tudo isso passando por um planejamento de divulgação, captação, retenção… ou seja, algo que na prática já faz parte da rotina das empresas, mas que pode ser melhorado com o uso da tecnologia sem a necessidade de planilhas ou contatos telefônicos.

Ilustração de cada etapa de um funil de vendas, onde ao topo temos visitantes depois leads, oportunidades e por último vendas

Automatize seu marketing: entre em contato com a A2C.

 

Clube de Autores, por exemplo, é uma empresa que por si só já faz parte da transformação digital. Além de ser a maior plataforma de autopublicação da América Latina, todo o processo de materialização de livros é feito via site, totalmente digital.

Para acompanhar esse processo e melhorar os resultados, tudo vem sendo automatizado – os interessados em conteúdos sobre escrita e publicação de livros são direcionados para trilhas de nutrição (o famoso inbound marketing). O contato é todo feito com o disparo de e-mails. O conteúdo é entregue de acordo com a etapa do funil em que cada lead se encontra e a qualificação é automatizada, conforme o comportamento de cada contato.

O case da transformação da comunicação digital do Clube de Autores através da estratégia de automação desenvolvida pela A2C é uma prova de que a revolução começa pelo mais simples e que pode ser colocada em prática em qualquer modelo de negócio. 

Afinal, se até as indústrias estão encontrando formas de atender às demandas da quarta revolução industrial da produção ao marketing , todos os segmentos precisam entrar nessa onda também.

 

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Exemplo de ecossistema integrado em um marketing automatizado.

 

Como transformar negócios com a revolução digital

Engana-se quem pensa que a Transformação Digital é um ponto de chegada. A meta é qualificar-se para um novo tempo, uma nova era em que tudo acontece ainda mais rápido do que antes.

Para iniciar uma jornada que tem como objetivo a Transformação Digital é preciso ter um plano de ação e uma rota muito bem definida. É importante lembrar que, apesar de ser principalmente tecnológica, essa mudança não é possível sem o capital humano. Por isso, capacitação é a palavra-chave para uma transição bem planejada.

Tenha em mente que a linha de chegada vai sempre se mover para mais longe. A Transformação Digital é apenas o início de um processo infinito, cujos próximos capítulos só podemos especular. No entanto, já é possível adiantar que as mudanças serão ainda mais surpreendentes que nos últimos 20 anos.

Transformação Digital nas empresas: como começar

A estratégia de transformação digital descortina uma ampla gama de possibilidades, mas é preciso ter foco e se preparar para direcionar bem a sua estratégia. Isso significa abraçar uma diversidade de ideias e uma rica mistura de talentos, origens e experiências. Essas perspectivas, combinadas, proporcionarão novos insights e prepararão sua empresa para operar de uma maneira totalmente nova.

Mas como começar a operar segundo essa nova lógica? O Gartner Group, empresa líder em consultoria e pesquisa sobre tecnologia, considera quatro pontos de partida para a Transformação Digital nos negócios (4 Starting Points for Digital Business Transformation).

Descubra como aliar investimentos em tecnologia à gestão estratégica da sua empresa é importante.

EY: o paradoxo das telecomunicações

Com tantas mudanças tecnológicas, o setor de telecomunicações também tem grandes obstáculos pela frente. A estimativa é que o volume de dados móveis globais aumente 10 vezes nos próximos cinco anos. Esse e outros desafios estão  no estudo global Transformação Digital para 2020 e além da EY (Ernst & Young):

IDC: mais disrupções estão por vir

O cenário de negócios já evoluiu muito na era da Transformação Digital, mas mais mudanças ainda estão por vir. De fato, o IDC (International Data Corporation) prevê que, até 2021, pelo menos 50% do PIB global será digitalizado, com crescimento em todos os setores impulsionado por ofertas, operações e relacionamentos aprimorados digitalmente. 

Nesse cenário, as chamadas tecnologias emergentes serão os propulsores da Transformação Digital nos negócios.

Big data analytics

O big data está no centro da Transformação Digital porque permite que as empresas formem uma estratégia de negócios com base em insights precisos e orientados por dados. Assim, cada vez mais empresas começarão a procurar novas maneiras de alavancar dados, incorporando análises a todos os seus aplicativos. 

À medida que os dados se tornem uma moeda valiosa na nova economia digital, os negócios começarão a estabelecer uma massa crítica de suprimento de dados externos dos quais seus parceiros poderão se beneficiar, como uma fonte de receita para sua organização. A previsão é que 90% das grandes empresas gerem receitas a partir de dados como serviço até 2020.

Blockchain

O IDC prevê que o blockchain evoluirá bastante. Em 2021, pelo menos 25% das empresas listadas no Global 2000ranking Forbes das maiores companhias do mundo usarão a tecnologia blockchain como base para a confiança digital em escala. 

Além das empresas financeiras, à medida que avançarmos para a próxima onda de ruptura digital, começaremos a ver essa tecnologia ser adotada por outras indústrias.

Inteligência artificial (AI)

A AI automatizou rapidamente alguns dos trabalhos cotidianos realizados pelas pessoas e é esperado que esse processo continue avançando. A previsão é que, até 2030, a IA e outras formas de automação inteligente terão o potencial de contribuir com até 15 trilhões de dólares para o PIB global.

As empresas que desejam simplificar as operações de negócios por meio da automação cocriarão com os desenvolvedores e provedores de serviços para obter o conhecimento e novas soluções de IA. Por exemplo, uma das soluções de inteligência artificial mais procuradas pelas empresas atualmente é o chatbot. No entanto, para criar um bot para requisitos exclusivos é necessário ter um parceiro qualificado com alto nível de conhecimento técnico.

Como você viu, já vivemos a Transformação Digital nas empresas. Estamos em um caminho sem volta, que provoca grandes mudanças na forma de funcionamento das organizações com tecnologias que podem trazer grandes oportunidades de negócio. Nesse cenário, não é possível para no tempo, é preciso estudar as novas possibilidades e se preparar para o que está por vir.

Quer saber mais sobre transformação digital e como adequar seu negócio? Entre em contato com a A2C

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