Sessão Estratégia: palestra Jerome Cadier
Resenha da apresentação do CEO da LATAM na Expogestão 2019
Por Gustavo Filho

Analista de Negócios
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Durante a ExpoGestão 2019, Jerome Cadier, CEO da companhia aérea LATAM, abordou na Sessão Estratégia sobre como se preparar para o longo prazo com o grau de incerteza que temos no curto prazo.

Citando especificamente o segmento da viação aérea, apontou que os principais pontos a serem considerados são:

  • Demanda crescente: já faz um tempo que as viagens aéreas estão aumentando no Brasil e existe uma previsão de aumento;
  • Preço caindo: o preço médio para viajar de avião no Brasil caiu pela metade na última década;
  • Custo alto: No Brasil, mais do que em outros países, os custos para uma companhia aérea ser sustentável são muito elevados.

Jerome comentou também sobre os pontos principais a serem considerados numa estratégia que mira o longo prazo mas precisa enfrentar a realidade do curto prazo. E com tanta incerteza com o que pode acontecer no mundo, principalmente quanto a mercado e tecnologias, é preciso ter a consciência de que, mesmo planejando, certamente iremos errar – seja para cima (com projeções que extrapolam o que realmente irá acontecer) ou para baixo (com projeções inferiores à realidade futura).

Então, independente do setor de atuação no mercado, o que fazer para enfrentar esse cenário de incerteza e volatilidade?

Flexibilidade

É preciso se adaptar, saber ponderar as coisas e usar bem os recursos disponíveis, seja humano ou de caixa.

Transformação

Você e sua empresa terão que se transformar. Para isso é importante trazer pessoas com uma visão diferente, pessoas que irão questionar para evoluir. Então é necessário desenvolver a humildade, a habilidade para ouvir os outros.

Execução

Até a melhor das estratégias não sobrevive sem uma boa execução. A execução precisa ser bem feita, diariamente, e acompanhada, o que ajudará com as possíveis correções para que se encontre o caminho certo.

Metas

Estipule metas. Quais são as metas cruciais que transformarão o seu negócio?

Indicadores

Tenha indicadores claros e monitorados, que precisam ser acompanhados todos os dias. Mas que sejam indicadores de tendência e não de histórico. Indicadores de histórico olham apenas para o passado, o que já aconteceu e é imutável, enquanto indicadores de tendência olham para o futuro, são aqueles que você pode influenciar.

Dinâmicas

Tenha dinâmicas frequentes com a equipe, ou seja, rituais onde você faz com que as pessoas se engajem no que a empresa precisa buscar.

Então, para cumprir com uma boa atuação estratégica, é preciso conectar a ideia à execução bem feita, sabendo onde se quer chegar, acompanhando e corrigindo rotas, com um time engajado em alcançar seu objetivo.

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