SEO na assessoria de imprensa: por que usar
Entenda por que é importante aplicar técnicas de SEO na comunicação empresarial e melhore os resultados do marketing de performance
Por Sandreli Wagner

Analista de ROI
Compartilhe:

Não é mais possível pensar em uma assessoria de imprensa que não esteja aliada ao marketing digital. Em um mundo totalmente conectado é preciso repensar técnicas e formatos para o ambiente online, inclusive a forma como marcas e veículos de comunicação se relacionam.

As assessorias de comunicação são fundamentais para a divulgação das empresas. Por meio desse serviço as organizações podem conquistar espaço na mídia, alcançar público e gerar credibilidade. No ambiente digital, porém, é preciso mais que comunicar. Os profissionais devem garantir que os conteúdos sobre uma marca sejam encontrados pelo público.

Assessoria de imprensa na era digital: o que mudou?

Antes do surgimento dos mecanismos de busca, esse serviço funcionava de uma forma bem diferente. Os profissionais deviam redigir textos sobre um evento, uma ação ou uma informação de interesse público e enviar a veículos como jornais e revistas. Se o veículo se interessasse pelo assunto, publicava uma matéria sobre ele — o que trazia bastante visibilidade para a organização.

Com o surgimento dos buscadores é preciso, além de falar sobre uma empresa, fazer com que ela seja encontrada. Para isso é fundamental produzir conteúdos que alcancem os primeiros resultados dos motores de busca.

Ou seja, o trabalho de assessoria de imprensa deve considerar, além de comunicados, press releases, coletivas e notas nas redes oficiais das instituições, a produção de conteúdo otimizado para SEO.

O que é SEO mesmo?

Apenas para que você relembre, SEO é a sigla de Search Engine Optimization — em português, Otimização para Resultados de Busca. Ela se refere a um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas da web. Essas regras são usadas para mostrar aos motores de busca, como o Google, que o seu conteúdo é completo e relevante, permitindo que ele alcance as as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Por que usar as técnicas de SEO na assessoria de imprensa?

Ter conteúdos nas primeiras páginas de resultado é uma forma de garantir mais exposição e visibilidade para a instituição representada. Isso vale para releases ou textos de blog. Ou seja, todo texto deve ser otimizado de acordo com os fatores que influenciam o ranqueamento, como pesquisa e aplicação de palavras-chaves, utilização de intertítulos e elaboração de textos de qualidade.

Saiba mais sobre SEO e jornalismo: confira o primeiro artigo da série.

Melhora de resultados

Você já ouviu falar sobre o marketing de performance? Essa é uma categoria do marketing digital voltada apenas para resultados, que tem como uma de suas principais ferramentas o registro de dados. A ideia é usar métricas, como o Retorno sobre Investimento (ROI), Custo por Clique (CPC) e Custo por Aquisição (CPA), para mensurar o desempenho das ações de marketing e avaliar os seus resultados.

Mas o que as regras de SEO têm a ver com o marketing de performance? Conteúdos que estão nas primeiras posições dos sites de busca costumam ser mais acessados, geram mais leads e têm mais conversões. Ou seja, eles têm mais potencial para melhorar todos os indicadores usados. Portanto, descartar o uso dessas técnicas não é uma opção.

Link building: como fortalece a sua estratégia?

Há diversas oportunidades dentro do SEO que podem ser exploradas pelas assessorias. A técnica de obtenção de links externos, chamada de link building, é uma delas. Essa técnica é uma das mais importantes e difíceis de serem aplicadas, mas pode trazer grandes resultados para quem a utiliza da forma correta. Você entende como funciona o link building?

Os robôs dos motores de pesquisa vasculham a web, como rastreadores, visitando cada link para ver o conteúdo de suas páginas. A partir das informações obtidas eles determinam quais deles são mais adequados para quem fez a busca na internet. Nesse contexto, quanto mais referências tiver uma URL, mais relevante ela é considerada e, consequentemente, maior a probabilidade de se destacar entre os outros sites.

Se a técnica for usada de forma adequada o posicionamento orgânico das páginas tende a crescer, pois o Google reconhecerá que a página recebe “indicações” de outras páginas. Vale lembrar que apenas inserir links nos textos dos releases não é suficiente, é preciso usar as outras técnicas de SEO.

O erro mais comum na hora de adotar essa ferramenta é a falta de integração completa entre as áreas da comunicação empresarial. As áreas de marketing, assessoria de imprensa e relações públicas devem funcionar em conjunto.

Clube do autor: um exemplo na vida real

A A2C inclui, sempre que possível, a assessoria de imprensa nos planejamentos de campanhas, adotando ações que utilizam trabalho de SEO. Um dos nossos clientes é o Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação da América Latina. No dia do Escritor lançamos, na livraria Cultura, em São Paulo, um livro com 75 dicas sobre como escrever um livro

Para divulgar a ação trabalhamos em parceria com a assessoria de imprensa do Clube e criamos uma estratégia integrada, compartilhando toda a ação com influenciadores, redes sociais, jornalistas e outros profissionais da comunicação.

Entendemos que, se um dos objetivos da estratégia é ranquear no Google, usar as técnicas de SEO na assessoria de imprensa é uma das melhores formas de se chegar ao topo. Neste artigo você entendeu como o marketing digital e a assessoria de comunicação podem caminhar juntos e trazer boas oportunidades de negócio. Está preparado para implementar essa mudança em sua comunicação?

O último texto desta série explica como escrever textos aplicando as técnicas de SEO. Acompanhe! 

*Este artigo é o segundo de uma série de 3 textos sobre SEO no Jornalismo:

Texto 1: A importância do SEO para Jornalistas
Texto 3: Como escrever textos otimizados para SEO?

Compartilhe:

RECEBA
NOVIDADES
DA A2C

E-mail cadastrado! Aguarde nossas novidades.