SEO em marketing: o que é e como aplicar a sua estratégia
Saiba como traz aplicar técnicas de SEO em marketing digital e trazer tráfego qualificado para seu site
Por Sandreli Wagner

Analista de ROI
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Você certamente já ouviu falar muito sobre SEO e até deve saber sua importância, mas conhece realmente a sua efetividade e o que uma boa estratégia de SEO pode fazer para ampliar o reconhecimento de marca e atrair clientes? E mais: como conectar as técnicas de aquisição de tráfego orgânico às demais frentes do planejamento de marketing?

Preparamos um conteúdo completo sobre isso. Continue lendo porque vale a pena!

Recapitulando: o que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de um site, blog post e páginas da web, aplicadas com o objetivo de alcançar as primeiras posições de pesquisas no Google, por exemplo.

Por que fazer SEO?

É importante lembrar que todo motor de busca é uma empresa que deseja oferecer o melhor para seus clientes – que, neste caso, são seus usuários. Nada mais justo então que estabelecer critérios de qualidade que filtram os melhores resultados, certo? 

Esses critérios levam em consideração desde a facilidade com que as páginas são escaneadas e avaliadas pelos buscadores até (e principalmente) a experiência do usuário com o conteúdo, que precisa ter suas dúvidas respondidas ao final da navegação.

Aparecer na primeira página dos resultados de busca está entre as principais metas de quem possui um site ou disponibiliza conteúdo na internet. Afinal, quem não quer exposição de marca grátis, visibilidade, acessos e cliques? 

E é por isso que o SEO existe.

A aplicação das técnicas garante a adequação do site aos critérios dos algoritmos do Google, por exemplo, facilitando o caminho até a tão cobiçada primeira página. Mas até que isso aconteça, é necessário estratégia, planejamento e fôlego para competir com milhares de outros sites. 

Um erro comum entre os profissionais de marketing e tecnologia que conhecem os fundamentos básicos do trabalho de SEO é criar pré-conceitos que, na prática, acabam prejudicando a aplicação das técnicas e limitando o potencial das otimizações.

Entre os mais comuns estão: 

  1. SEO é difícil e somente profissionais com muita experiência conseguem entender e aplicar; 
  2. As técnicas mais básicas de SEO sozinhas vão garantir o bom posicionamento de um site (como apenas otimização de url, título e texto);
  3. SEO técnico é mais importante que estratégias de conteúdo e a constante manutenção do código é suficiente.

Para quem vive de teorias, esse tipo de conclusão faz muito sentido. Mas na prática nada disso é verdade: SEO não é um bicho de sete cabeças, mas também não funciona como um checklist operacional. Para conseguir os melhores posicionamentos é necessário conhecimento das técnicas e estratégias completas – do conteúdo até a arquitetura da informação e construção do código.

Independentemente do seu nível de maturidade no assunto, revisar o básico é fundamental para garantir que todos as ideias pré-formatadas sobre SEO serão esclarecidas de uma vez por todas. E é desse princípio que partimos para os próximos capítulos. 

Como SEO integra a estratégia digital?

 

esquema-seo-integrando-marketing

 

O esquema acima mostra como todas as frentes se conectam.

Consumidores topo e meio de funil procuram informações, que direcionam para necessidades de serviços e produtos. Já consumidores fundo de funil procuram por produtos (páginas de venda) ou informações de produto (blog posts). Cada etapa tem sua própria estratégia e diferentes formatos de pesquisa. 

O trabalho do profissional de SEO é identificar como essas buscas são feitas em cada uma dessas etapas e aproveitar as tendências para direcionar a criação de conteúdos que atendam cada intenção e objetivo. É nesse momento que entra o famoso planejamento de palavras-chave. 

E aqui vale lembrar: determinar a melhor palavra-chave para a estrutura de um site que já existe é fundamental para que todo o conteúdo seja localizado. Mas planejar sites, páginas e blog-posts a partir das tendências de busca é ainda mais eficiente porque garante que tudo estará no formato que o usuário quer e não apenas adaptado para ele.

SEO Estratégico

Uma estratégia completa consiste em conseguir o melhor dos dois mundos: conteúdos bem elaborados e planejados, páginas que cumprem o propósito e atendem os objetivos dos usuários além de códigos otimizados, URLs adequadas e arquiteturas bem construídas. Chega a ser audacioso separar SEO entre conteúdo e técnica quando tudo se mistura o tempo todo. 

Confira nosso conteúdo sobre “Como escrever textos otimizados para SEO?

Como SEO se conecta com outras competências de marketing digital?

As ferramentas de SEO são, no fim das contas, um conjunto de boas práticas aplicadas a diversos elementos que constituem um site/página. Conteúdo, direção de arte, desenvolvimento, entre outros recursos. Todas as competências podem (e devem) levar em consideração recomendações baseadas em tendências de pesquisa. 

Mas, além das competências básicas, existem outras frentes de uma estratégia de marketing digital que também podem se beneficiar do SEO. Confira abaixo como tudo se conecta:

Conteúdo:

Criatividade, boa redação e argumentos bem construídos são fundamentais para que um conteúdo performe na internet – e daí quando tudo isso é aplicado a partir da análise de dados, a probabilidade de dar certo é muito maior. É por isso que redação e SEO precisam andar sempre juntos, do planejamento da pauta até a aplicação das técnicas no conteúdo. 

A partir do público-alvo e da pesquisa de tendências, é possível criar insumos indispensáveis, por exemplo:

  • O que as pessoas querem saber sobre determinado assunto?
  • Como as pessoas pesquisam por esse assunto?
  • Quais suas maiores dúvidas? 
  • O que os outros sites respondem a esses questionamentos? O que fazem de bom e o que fazem de ruim? 

Com esse tipo de informação, fica muito mais fácil desenhar o conteúdo, decidir a palavra-chave principal, o tamanho do texto e por aí vai. E como a redação é um elemento fundamental para ranqueamento, é muito importante que tudo esteja alinhado desde o início. Além disso, o conteúdo será determinante para que os usuários continuem voltando e consumindo mais informações, fazendo com que o Google reconheça a qualidade do texto e priorize na SERP.

Entenda a importância de SEO para jornalistas.

Por exemplo: seguradoras podem aproveitar as técnicas de SEO (e as tendências de pesquisa) para construírem conteúdo a partir das principais dúvidas dos usuários. Analisar os buscas pode render insights como: 

  • Qual seguro é mais pesquisado?
  • O que as pessoas não sabem sobre esse seguro?
  • Em qual época do ano o assunto ganha destaque?

Enfim, são muitas oportunidades que, só com uma estratégia adequada, podem ser aproveitadas.

Confira nosso conteúdo sobre SEO na assessoria de imprensa.

User Experience (UX)

Se o Google leva a experiência do usuário em consideração para qualificar um site como bom ou ruim, trabalhar essa competência no planejamento de novas páginas torna-se fundamental também para uma estratégia de SEO. 

Sem UX, um site pode até estar otimizado para os mecanismos de pesquisa e ranquear com facilidade, mas ao receber os visitantes o tempo de permanência nas páginas será baixo e a taxa de rejeição será alta. A paa2c.com.br/…/seo-na-assessoria-de-imprensartir dessa tendência de comportamento, o Google pode compreender que o site não está adequado para receber tanto destaque e o ranqueamento pode não durar. E, caso dure, talvez os usuários não se interessem pela navegação e não cumpram o objetivo – comprar produtos, entrar em contato, baixar conteúdos etc. E pior: a lembrança de marca causada pela exposição orgânica será ruim, já que a experiência no site não foi positiva. 

Os estudos de usabilidade são indispensáveis e devem ser combinados aos estudos de SEO. O processo funciona assim: 

seo-e-ux

 

 

Sem usabilidade, SEO perde muito potencial. Sem SEO, as boas práticas de usabilidade poderão não ser suficientes para trazer usuários ao site. 

Direção de Arte:

SEO também é responsabilidade das equipes de criação. Depois do protótipo, algumas técnicas já serão automaticamente levadas em consideração por quem faz o layout da página, mas alguns itens precisam ser pensados exclusivamente nessa fase. Por exemplo:

Escolha de imagens:

Ilustrações, infográficos e fotos têm sido cada vez mais utilizadas pelo Google nos resultados de pesquisa. Ou seja, as imagens precisam ser pensadas não somente com o propósito de ilustrar e apoiar a redação, mas como elementos que podem ser usados para atrair os usuários para o site.

Toda imagem precisa dizer alguma coisa e a melhor forma de fazer isso (principalmente em temáticas complexas) é usar e abusar de infográficos, tabelas e esquemas. Esse tipo de elemento torna a explicação mais simples e interessa quem está buscando informações. Também é essencial para quem procura por um produto específico e quer detalhes visuais. 

Peso das imagens: 

De nada adianta trabalhar imagens atrativas que não são carregadas na página porque foram exportadas com pesos monstruosos.

A qualidade da ilustração é importante sim, mas seu tamanho pode prejudicar o tempo de carregamento da página, afastando os usuários e consequentemente prejudicando o índice de qualidade do site, que não será considerado adequado pelo Google. 

As imagens precisam ser leves e isso também pode ser considerado uma técnica de otimização de SEO.

Heading Tags e tamanhos dos títulos: 

As tags de cabeçalho são aplicadas no código para facilitar a compreensão dos robôs sobre a hierarquia de informações na página. O título deve ser a frase mais importante e, por consequência, torna-se um H1. 

Subtítulos, intertítulos e tópicos possuem pesos diferentes e também precisam obedecer uma sequência lógica: H2, H3 e H4. Mas para que o código faça sentido, essa padronização precisa ser aplicada visualmente no layout da página.

Um subtítulo deve ser de um tamanho ou fonte diferente do título principal, por exemplo. Isso facilita o entendimento de robôs e usuários sobre o que é mais importante e merece mais destaque. 

Mídia:

O que acessos orgânicos têm a ver com mídia paga? À primeira vista, são coisas totalmente opostas, mas deveriam ser tratadas como complementares. 

Além de contribuírem para a mesma estratégia digital, os profissionais de mídia podem (e devem) aproveitar as técnicas de SEO e seus resultados nas campanhas. Entenda:

Acessos e remarketing:

Aproveitar os usuários que já acessaram o site e interagiram com as páginas para criar listas de remarketing (re-impactando pessoas que não converteram) é uma prática comum. 

Com um site otimizado e um grande número de acessos orgânicos essa estratégia ganha ainda mais força, já que usuários orgânicos são ainda mais qualificados (pois pesquisaram para encontrar a marca, demonstrando interesse no assunto). 

Google Ads: 

Além de aproveitar o planejamento de palavras-chave orgânicas para criação das listas que serão utilizadas em campanhas de busca paga,  as técnicas de SEO também ajudam a qualificar as páginas que serão utilizadas nos anúncios.

Uma página otimizada para busca orgânica terá um índice de qualidade muito maior no Google Ads, deixando as campanhas mais baratas e favorecendo a conversão.  

Saiba mais sobre links patrocinados.

Tendência de pesquisa aplicados a CTAs:

As tendências de pesquisa também podem ser utilizadas para criação de anúncios mais qualificados e interessantes para o target. 

Conhecendo suas maiores dúvidas e palavras-chave mais utilizadas na hora de pesquisar, o profissional de mídia pode ser mais assertivo, criando call-to-actions com maior potencial de cliques.

Exposição de marca e procura: 

Campanhas de mídia agressivas geram exposição de marca e, consequentemente, podem influenciar na procura por produtos e informações no Google. É importante que o planejamento de marketing esteja 100% alinhado, aproveitando todas as oportunidades de pesquisa geradas pelo investimento.

Automação de Marketing:

Automação significa utilizar a tecnologia para interagir de forma personalizada com usuários – sejam prospects ou clientes. Inbound marketing e chatbots, por exemplo, fazem parte desta estratégia de automatização. 

Pouco adianta trazer leads qualificados para o site através de buscas orgânicas sem ter como direcioná-los para vendas, certo? 

Saiba mais sobre Automação de Marketing na era do Big Data.

Através dos processos de automação, é possível desenvolver estratégias de captação e nutrição, transformando leads em oportunidades que geram negócios. Veja dois exemplos de como as duas coisas se conectam:

Tendência de pesquisa e a jornada de compras: 

Cada pesquisa representa uma etapa da jornada do usuário. Buscas por informações amplas podem ser associadas ao topo do funil de vendas, porque normalmente são feitas quando os usuários ainda não conhecem muito de um assunto e, naturalmente, ainda não estão bem informadas sobre ele. Já buscas mais específicas sobre um produto ou serviço podem indicar mais maturidade e maior probabilidade de conversão. 

Compreender as tendências de pesquisa é fundamental para planejar a estratégia de automação, pois determinarão como o usuário deve ser nutrido e direcionado para que esteja pronto para comprar. 

Entenda como a busca por voz está mudando o SEO.

Trilhas de inbound marketing:

Inbound se faz com conteúdo. Nada melhor que aproveitar textos que já existem em um blog como complementos da trilha de nutrição. Melhor ainda se já estiverem categorizados de acordo com a jornada de compras e tendo certeza que os conteúdos irão interessar os leads. 

As tendências de pesquisa são fundamentais nesse processo porque garantem que textos de qualidade produzidos com base nas principais dúvidas do consumidor, aumentando a probabilidade de conversão.

SEO em marketing na prática:

Utilizar as tendências de pesquisa no planejamento estratégico e otimizar sites para os motores de busca é fundamental para obter os melhores resultados orgânicos e estar nos primeiros resultados dos sites de buscas.

Quer saber mais sobre como acelerar seu negócio com SEO? Entre em contato com a A2C. 

 

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