O que é Google Ads e para que servem os links patrocinados?
Saiba mais sobre a eficiência dos links patrocinados em estratégias digitais
Por Pedro Santana

Líder de ROI
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Para muitos sites, um dos principais objetivos é atingir o topo de páginas de busca, como Google e Yahoo. Afinal, mecanismos de buscas são um dos melhores meios para conquistar clientes. Porém, um trabalho de otimização para mecanismos de buscas (SEO) que gere os acessos de forma orgânica pode demorar meses para apresentar resultados após a página estar finalizada.

O uso correto de serviços de links patrocinados é a maneira mais eficiente de atingir o seu público-alvo entre os meios online. O mais popular é o Google AdWords, que recentemente passou a ser chamado de Google Ads. Essa ferramenta conta com diversos diferenciais, entre eles: baixo investimento inicial, definição de orçamento, público-alvo estabelecido, tráfego instantâneo e, é claro, estar relacionado ao Google, o maior buscador do mundo.

Qualquer um pode criar uma conta no Google e elaborar as próprias campanhas. Basta estar familiarizado com alguns termos do serviço. Ao criar a sua conta, você deverá se preparar para entender alguns conceitos básicos, como por exemplo:

Anúncios Texto

Pequeno anúncio com título, duas linhas descritivas e link que aparece no topo e lateral das buscas do Google como resultado patrocinado.

Palavra-chave (Keyword)

Uma palavra ou combinação de palavras que, ao ser utilizada em sites de buscas, aciona os seus anúncios.

Impressões

Número de vezes que o seu anúncio aparece nas buscas pagas.

Clique

Número de cliques no seu anúncio.

CPC

custo pago por clique em um anúncio (Custo por Clique).

Taxa de Clique (CTR)

Número de cliques que o anúncio recebe dividido pelo número de impressões. A sigla vem do inglês Clickthrough Rate.

Página de destino

Página para o qual o usuário é direcionado após o clique.

Índice de Qualidade

Métrica utilizada para determinar o quão relevante seu anúncio e a palavra-chave são para a busca do usuário.

Outra palavra que pode aparecer em uma análise de campanhas de Google Ads é a Taxa de Rejeição, que representa a porcentagem de visitantes que acessam apenas uma página antes de sair de um site. Esse indicador não está diretamente ligado aos links patrocinados, mas compreendê-lo é essencial para quem possui um site. Saiba mais sobre a taxa de rejeição.

Entender e utilizar esses conceitos nas suas campanhas do Google Ads permitem compreender melhor o comportamento do seu público-alvo, descobrir palavras-chaves que descrevem o seu negócio e apresentar resultados em curto prazo. Uma campanha bem elaborada irá trazer os seguintes benefícios:

1. Anúncios para um público-alvo bem determinado;
2. Incentivo para produção de anúncios relevantes, buscando um melhor índice de qualidade;
3. Controle de orçamento;
4. Alteração instantânea de campanhas, tornando-as mais eficientes.

É importante ter experiência e conhecimento das ferramentas oferecidas para uma elaboração eficiente de anúncios. Entender a qualidade do serviço Google Ads, que oferece aos usuários anúncios bem segmentados, e mais: através de fórmulas como o Índice de Qualidade, garante que sejam realmente relevantes ao que os usuários procuravam. Um grande benefício para você, anunciante, e para seus clientes.

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Na A2C, estratégias de mídia e SEO são gerenciadas e planejadas pelo time de ROI (Ação para Resultado). As campanhas e ações possuem acompanhamento orientado a dados, garantindo decisões mais rápidas e precisas, e resultados alinhados aos objetivos do cliente.
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