Estratégia de crescimento: saiba como inovação está mudando tudo
Entenda a importância de ter uma estratégia de crescimento e veja alguns exemplos
Por A2C

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Toda empresa quer crescer e aumentar os seus lucros, certo? Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso buscar formas de se destacar entre a concorrência e conquistar novos clientes para manter o negócio de pé. Para isso, a inovação é uma excelente aliada.

Mas inovar, ao contrário do que muitos pensam, não significa apenas contar com novas tecnologias. É claro que, na era da transformação digital, é fundamental estar no ambiente online e acompanhar as últimas tendências. Mas, além disso, é preciso agir de forma inovadora — e isso não acontece sem um bom planejamento. Se você quer expandir os negócios, precisa ter um planejamento estratégico de crescimento para a sua empresa.

Quer fazer sua empresa crescer? Neste artigo, saiba o que são estratégias de crescimento e veja alguns exemplos para aplicar nos negócios.

 

O que é estratégia de crescimento

Estratégia de crescimento é um conjunto de ações pensadas de forma estratégica para guiar um negócio e seus processos. Essas ações têm como objetivo promover o desenvolvimento de uma empresa, melhorar a sua gestão e prepará-la para agir quando houver desafios, crises ou oportunidades.

Uma boa estratégia de crescimento só funciona se sua empresa sabe onde quer chegar, caso contrario, qualquer caminho serve.

Então é preciso entender em qual cenário a empresa se encontra hoje e traçar plano de curto, médio e longo prazo e partir daí traçar planos táticos para chegar lá.

 

O que podemos aprender sobre estratégia de crescimento com as empresas digitais?

Ter uma empresa sólida e próspera não é tarefa fácil, por muito tempo fomos acostumados a ver o domínio de mercado em mãos de empresas grandes e tradicionais, mas uma empresa centenária não é mais garantia de sucesso.

Temos várias exemplos de empresas tradicionais que estão perdendo mercado, ou até desaparecendo, por conta dos novas negócios, principalmente os digitais e startups.

Segundo o Gartner, empresas convencionais podem replicar determinados aspetos das empresas digitais e usar em sua estratégia de crescimento:

Infográfico com os 5 pilares de estratégia de crescimento

 

1- Foco em propósito

Ter claro o que sua empresa ou produto faz e que problema ele soluciona é fundamental para ter foco nos negócios. Essa visão permite se posicionar, por muitas vezes, em um lugar único no mercado. E ter um visão claro que entrega de valor e possibilidade de crescimento.

 2- Modelos de negócios

Tendo um propósito claro fica mais fácil entender como cumprir a promessa em mais de um tipo de solução. Empresas digitais, por muitas vezes, costuma ter mais de um modelo de negócio , isso permite resolver o problema de mais de uma forma ou para mais de uma pessoa. Além de dar flexibilidade e abrir espaço para experimentação e quem sabe até para novos mercados.

3- Cliente no centro

Empresas digitais costuma trabalhar muito centrada no usuário, isso porque ele é o seu cliente, então suas forças deve estar concentradas em dar a melhor experiência ou produto possível.

Estar focado no usuário permite que seu produto realmente seja relevante na jornada dele, podendo ser considerado quase que indispensável no dia a dia. Além disso, clientes sempre trazem insights poderosos para equipes de desenvolvimento e marketing.

4- Projetos Simultâneos

Não colocar todo os ovos em um única cesta, é um ditado antigo mas muito usado pelas empresas mais moderninhas do mercado. As empresas digitais costuma trabalhar em vários projetos em paralelo, investir em várias pequenas frentes permite que mais flexibilidade para pensar em novas soluções, desenvolver novos produtos e principalmente, não perder o timming do mercado.

5- Orientação por dados

O bem mais preciso dessa era são os dados, eles são capazes de guiar os próximos passos da empresa e até desenhar um visão de longo prazo. Mas não adianta apenas coletar dados, é necessário saber interpretá-los e usá-los para tomada de decisão. Pois isso cada vez mais profissionais de BI e data science estão sendo disputados pelo mercado.

Entenda como LGPD vai impactar sua estratégia de marketing digital.

 

Programas de inovação como estratégia de crescimento

Para crescer, uma empresa precisa inovar, buscando novas soluções capazes de trazer renovação para o negócio, seus processos, seus produtos e serviços. Por isso, programas de inovação são uma opção para promover crescimento.

Um exemplo é o Programa de Inovação Aberta do Grupo Sabemi. Estruturado pela A2C, o objetivo do programa era conectar o grupo com o ecossistema de inovação e recrutar startups e soluções digitais para algumas dores do negócio. Ou seja, o crescimento sustentado aconteceria a partir de parcerias com empresas inovadoras, que trariam  melhorias em processos, diminuição de custos e maior lucratividade.

Outro exemplo é o Ciser +, uma programa de inovação que está sendo desenvolvida pela Ciser, maior indústria de fixadores da América Latina, em parceria com a A2C e a Spin. A jornada contará com uma série de eventos, como Hackathons, Fast Dating e Design Sprints, para melhorar as frentes de experiência do cliente, o modelo de negócio e os formatos de operação da companhia.

Além de todos os benefícios de negócio que o programa pode fazer, a estratégia também  tem objetivo de posicionar a empresa como referência de inovação e colaboração em seu segmento e promover engajamento e conhecimento entre os colaboradores.

 

Agora que você já sabe o que é estratégia de crescimento e conheceu alguns exemplos, entre em contato com a A2C e saiba como podemos impulsionar o crescimento do seu negócio.

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