Chatbot para Facebook: do atendimento ao cliente à estratégia de conteúdo
Entenda como o chatbot para Facebook pode ser muito mais que um canal de atendimento na sua estratégia digital.
Por A2C

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Os chatbots são uma das tecnologias que estão revolucionando a forma como fazemos marketing digital. Cada vez mais usados pelas organizações, eles são um canal para atendimento e relacionamento com o público que tem se desenvolvido bastante nos últimos anos.

A rede social Facebook, por exemplo, incorporou a ferramenta ao seu aplicativo de mensagens, o Messenger. Essa decisão transforma o papel da plataforma, que antes permitia apenas responder recados de visitantes de uma página do Facebook, para um canal capaz de aumentar o engajamento do público por meio de diferentes estratégias.

Neste artigo, você vai ver exemplos de como o chatbot para Facebook pode integrar a sua estratégia digital.

 

O que é chatbot para Facebook?

Antes de falarmos sobre como funciona o chatbot do próprio Facebook, é importante explicar o que é essa ferramenta. Você já entrou em um site e viu surgir uma janela de conversa oferecendo ajuda? Esse é um dos tipos existentes de chatbots, robôs de conversação que são capazes de interagir com as pessoas, tirando dúvidas, fornecendo materiais e sugerindo soluções em tempo real.

Esses robôs podem ser programados para responder a perguntas específicas, tendo algumas respostas cadastradas em um banco, ou usar Machine Learning para aprender novas informações e oferecer um atendimento cada vez mais personalizado.

No Facebook, o chatbot é integrado à plataforma de mensagens da rede, o Messenger. Por meio dela, os robôs dão respostas automáticas aos usuários que querem entrar em contato com uma marca, tirando dúvidas, enviando arquivos, fornecendo informações e até recomendando produtos e serviços.

Com o software automatizado, é possível que os clientes encontrem as soluções que precisam com muito mais rapidez. Em vez de ligar e esperar para conversar com um atendente, instalar um aplicativo ou enviar um e-mail para uma empresa, eles podem digitar mensagens em uma rede social e ter respostas rápidas — até em tempo real, apenas com um clique em um botão.

Essa é apenas uma das tecnologias digitais que estão alterando a rotina de trabalho das organizações. Saiba mais sobre elas lendo o artigo Transformação digital nas empresas: como preparar o seu negócio

 

Como funciona o chatbot no Facebook?

No Facebook, os chatbots funcionam por meio da API — Interface de Programação de Aplicações —, tecnologia que conecta diferentes aplicações, permitindo que um site use funções de outros aplicativos.

Para iniciar o chatbot na rede, basta que o usuário visite uma fanpage e envie uma mensagem para ela pelo Messenger. No alto das páginas, no canto direito, há um botão com o texto “mensagem”. Ao clicar nele, o visitante verá surgir uma janela de chat, que trará um menu com opções indicando os comandos que ele pode escolher para encontrar o que precisa.

Ao escolher uma das opções disponíveis, a pessoa recebe as respostas para o que procura ou outra mensagem de volta. Em chatbots baseados em inteligência artificial, palavras-chave são usadas para guiar a interação. Elas ajudam os robôs a compreender o que os usuários estão procurando e identificar qual tipo de informação entregar de acordo com os comandos selecionados e as mensagens enviadas.

 

Chatbot para Facebook na sua estratégia digital:

Com mais de 2,3 bilhões de usuários, o Facebook é uma das principais redes sociais da atualidade. Por isso, você não pode deixar de considerá-la em sua estratégia de marketing digital. Se você já tem uma página na rede, usar o chatbot é uma forma de abrir um canal de comunicação eficiente com o seu público.

Acabamos de ver o uso de chatbot para atendimento ao cliente e dúvidas frequentes, que são as versões mais clássicas de uso. No entanto, o uso de chatbot para Facebook pode ir muito além disso. Os bots podem ser usados em uma estratégia de ativação de vendas, por exemplo, notificando os clientes sobre promoções ou atualizações importantes do seu produto, além de automatizar o tracking de pedido após a compra. Também é possível usá-lo integrado a  estratégia de automação para fazer a qualificação de leads, otimizando assim sua estratégia de funil de vendas.

Outro exemplo interessante é o uso de chatbots na estratégia de conteúdo, como no case da Paris Filmes, uma das mais respeitadas e tradicionais distribuidoras de filmes do Brasil, que com o auxílio da A2C, criou esse canal de conversa e engajamento com o público.

 

Além de impactar o público com trailers, spots e posts, com os chatbot para Facebook a empresa consegue oferecer uma experiência muito mais interativa. Na divulgação de John Wick, por exemplo, a A2C criou um jogo de aventura que poderia ser jogado na janela de chat. Já em Playmobil, um quiz de personalidade ficou disponível para os usuários.

Confira o vídeo com a dinâmica do chatbot do Playmobil – O filme.

Ao explorar as diversas possibilidades do formato com criatividade, conseguimos transformar o interesse das pessoas pelos filmes que estão chegando. Criamos novas experiências que permitem ao espectador viver a história e os personagens antes mesmo de chegar à sala do cinema — e isso aumenta a sua vontade de fazer esse passeio.

Como configurar o chatbot no Facebook Messenger?

Como você pôde ver no tópico anterior, há muitas formas de usar o chatbot. Embora ele seja um canal importante para solucionar questões dos clientes, também pode ser usado de outras formas. Por isso, antes de criar chatbots para Facebook Messenger é importante ter em mente a forma como a empresa quer usar essa ferramenta.

Quer criar um chatbot para o Facebook da sua empresa? A seguir, veja um passo a passo de como fazer isso.

  1. Escolha a ferramenta certa

Sabendo do propósito do seu chatbot, você pode escolher uma ferramenta para criar seu bot. É possível encontrar várias empresas que podem configurar isso para sua empresa. Nós aqui na A2C, temos como parceiro a Zenvia, que tem diversas soluções de bots, não só para o Messenger.

Nesse momento, é importante avaliar as opções disponíveis para saber qual delas oferece as funcionalidades que você precisa. 

  1. Dê personalidade ao seu chatbot

Uma forma de tornar a sua comunicação mais eficiente é personalizar o seu chatbot. Essa medida humaniza a conversa para o usuário, tornando a experiência mais agradável e transparente — pois ele saberá que estará interagindo com um assistente virtual.

Você pode criar um personagem, com nome, características físicas e personalidade mais próximos do seu público.

  1. Use CTAs

Quando estiver construindo o seu chatbot e os fluxos de conversa, não deixe de usar os CTA (Call to Action) para estimular ações dos visitantes. Algumas opções são enviar materiais, como blog posts e eBooks, ou direcionar a pessoa para páginas de cadastro e com questionário de satisfação.

 

O chatbot para Facebook traz grandes vantagens para a sua estratégia de marketing. Essa ferramenta é ótima para vários objetivos, que vão desde melhorar o atendimento ao cliente até melhorar o relacionamento e engajamento com o seu público.

Ao que tudo indica, essa ferramenta veio para ficar — e ainda promete trazer muitas vantagens para quem resolver investir nos bots. Precisa de ajuda para criar uma presença digital relevante? Conte com a A2C para isso!

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