Agile Marketing: como obter melhores resultados?
Saiba como agile marketing pode ajudar na estratégia de crescimento do seu negócio.
Por A2C

Acelere. Colabore. Transforme
Compartilhe:

Toda empresa precisa do marketing para crescer, fidelizar clientes e aumentar a sua rentabilidade. No entanto, na era da transformação digital, administrar todas as atividades dessa área pode não ser uma tarefa fácil. Hoje o marketing possui diversas frentes de atuação, como marketing digital, inbound marketing, mídias sociais, SEO e automação.
Há muitos canais de comunicação, muitas informações para serem organizadas, métricas a serem monitoradas e estratégias a serem elaboradas e colocadas em prática. Além disso, muitas vezes as equipes ainda são enxutas e precisam cuidar de todas essas tarefas com a colaboração de poucas pessoas. Então, como lidar com tantas demandas, clientes exigentes e tecnologias surgindo a todo momento?
O agile marketing, conceito que veio da área de desenvolvimento de software, é uma metodologia para gestão de projetos, aumentando a agilidade das entregas e a produtividade das equipes baseado em entrega de valor. Quer saber como aplicá-lo em sua empresa? A seguir, conheça melhor esse método e saiba como ele funciona na prática.

O que é agile marketing


O agile marketing nasceu a partir do conceito de desenvolvimento ágil e tem como objetivo facilitar a entrega de projetos complexos. Sistemas de trabalho como Scrum ou Kanban são alguns exemplos de frameworks que estão sendo usado cada vez mais por outras disciplinas para para otimizar o processo de trabalho.
No marketing, a ideia é “quebrar” o planejamento longo e complexo em partes menores, para que elas sejam finalizadas em ciclos. Mas para que adotar esses métodos?
O planejamento é um dos maiores insumos da área de marketing e costuma ser estruturado a médio a longo prazo, que duram entre seis e doze meses. Nesse período, cada membro da equipe tem tarefas para cumprir e métricas para monitorar. Porém, novas ferramentas e novos recursos surgem a todo momento e manter o mesmo planejamento por tantos meses pode não ser produtivo.
Isso não significa que o planejamento deve ser deixado de lado. No entanto, é preciso que ele tenha certa flexibilidade, permitindo que a rotina da equipe de marketing e o cumprimento das suas atividades se adaptem ao dinamismo do mercado digital, gerando sempre experimentação.

Conheça alguns métodos ágeis

Para que você entenda como o agile marketing funciona na prática, vamos apresentar dois dos métodos ágeis mais comuns, que já são utilizados por várias organizações.

Scrum

rameworks ágeis mais conhecidos do mundo. Criado por Jeff Sutherland, nos anos 80, ele tem como objetivo facilitar o gerenciamento de projetos complexos por meio dos “sprints”, etapas menores em que o projeto é dividido, que costumam durar de uma a duas semanas.
A equipe escolhe as atividades que vai realizar em um ciclo, as organiza em uma lista — que chamamos de backlog — e determina um responsável para cada uma delas. Com frequência, reuniões são feitas para que os profissionais acompanhem o andamento do projeto e, ao final de cada sprint, os resultados são analisados. Assim, os projetos são executados em um período de tempo menor e fornecem informações sobre o que funciona bem e o que precisa ser melhorado.
O importante aqui é conhecer os rituais e os objetivos do scrum e adaptar para a realidade de cada operação, pode ser que simplesmente “copiar” o modelo na sua essência não funcione para sua equipe.

Kanban

A metodologia ágil Kanban foi criada na década de 1960 com o objetivo de aumentar a produtividade, otimizando a realização de tarefas e suas entregas. A metodologia — que significa “tabuleiro” — usa cartões coloridos para indicar as tarefas que devem ser feitas, as que estão em andamento e as que já foram finalizadas.
Em um quadro dividido em colunas, esses cartões são fixados para mostrar os estágios de um fluxo de trabalho de forma visual e bem prática.

Princípios da transformação ágil

Para emplacar um bom agile marketing é necessário que sua equipe e objetivos estejam alinhados em um propósito. O processo ágil é mais do que seguir rituais, transformar o processo de trabalho e a própria estrutura organizacional, permitindo que os profissionais de marketing tenham um ambiente de colaboração, experimentação e evolução constate.

Aqui na A2C, o nosso processo de transformação ágil foi baseado em 5 princípios:

Desenho de intersecção dos princípios do agile marketing

 

  1. Dinâmica Organizacional: times mais flexíveis, adaptáveis e com menos hierarquia.
  2. Mindset: cliente no centro, foco em experimentação e espaço para falhar e aprender com isso.
  3. Skills: dinamismo, inteligência multicultural, autogestão e e liderança por confiança.
  4. Metodologias: fluxos de trabalhos adaptáveis, modularizados e integrados.
  5. Data Drive: KPIs claros para atingir os objetivos, ou seja, dados no centro de tudo, suportando tomada de decisão em nível estratégico, tático e operacional.

 

Resultados do Agile Marketing

Para colher os benefícios do agile marketing, é importante estudar as metodologias disponíveis e escolher a que trará mais vantagem para a organização. Além do Scrum e da kanban, há outros métodos ágeis que também podem ser usados pelas empresas, como Lean, eXtremme Programming e Feature Driven Development. Embora esses sistemas já sejam conhecidos, eles não são as únicas opções. Usando os princípios das metodologias ágeis é possível construir uma nova forma de trabalhar, que seja pensada exclusivamente para a sua empresa ou setor.

Nesta imagem abaixo podemos ver como várias disciplinas de design e agile possuem interseção e que juntas podem maximizar soluções para resolver problemas complexos.

Gráfico visual das intercepção das diversas disciplinas dentro de agile, design e lean.

 

Ter um marketing estruturado em princípios ágeis traz uma série de beneficio para a organização. Confira alguns deles:

  1. Profissionais mais engajados e com mais autonomia;
  2. Visão mais ampla da estratégia de marketing e dos objetivos de negócio da empresa
  3. Mais autonomia e protagonismo no dia a dia
  4. Ciclos de aprendizagem e espaço para experimentação.
  5. Mais agilidade na tomada de decisão

As vantagens de trabalhar com métodos ágeis são várias, tanto que diversas organizações tem adotado em outras áreas de negócio – além de tecnologia – e no marketing não é diferente.

Disciplina como marketing de conteúdo e performance podem ser bastante beneficiadas com esse processo, pois terão as prioridades organizadas pela entrega de valor a organização, naquele momento. Esse ganho fica ainda mais claro quando existe uma gestão com KPI’s estratégicos.

Quer ajuda para otimizar a sua área de marketing e obter resultados melhores? Conte com a A2C para isso!

Compartilhe:

RECEBA
NOVIDADES
DA A2C

E-mail cadastrado! Aguarde nossas novidades.