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Google Analytics e suas principais áreas

A ferramenta de Web Analytics - fornecedora de dados estatísticos sobre a navegação em seu site - mais utilizada entre as empresas é o Google Analytics. Em 2012, um levantamento realizado entre as empresas do Fortune 500 revelou que 51% delas utilizavam a ferramenta como opção de análise de seus sites e projetos.

Frente a esta grande adoção da ferramenta, os profissionais de marketing em geral tendem a querer buscar entender cada vez mais sobre ela e nós estamos aqui para ajudar.

O Google Analytics, quando instalado corretamente no site, irá começar a captar dados sobre os visitantes, entre essas informações ele irá registrar coisas como número de visitas, quantidade de páginas navegadas, tempo que as pessoas passam no site, páginas que foram acessadas, local de acesso, modelo de smartphone utilizado (se aplicável), entre outra infinidade de informações. 


Imagem: Painel inicial do Google Analytics

Como se pode observar na imagem, a tela de abertura já possui um grande volume de informações, e para se nortear o profissional deve ter em mente que existem cinco grandes áreas básicas, que agregam grande parte das informações que são possíveis obter pela ferramenta. São elas:

1. Tempo Real: permite que se tenham estatísticas em tempo real dos acessos ao site, visualizando, por exemplo, quantos visitantes estão navegando no momento, em quais páginas, de que localidades acessam, entre outras informações abrangentes do momento do site. É bastante utilizado em conjunto entre as equipes de B.I. e Desenvolvimento para checar se alterações de código de acompanhamento de dados foram realizadas com sucesso.

2. Público-Alvo: esta área diz muito a respeito de quem são as pessoas que acessam seu site, aqui são encontrados dados referentes à localidade dos acessos, tecnologia que utilizam para acessar - seja um desktop (computador de mesa), tablet, ou celular (e qual modelo de celular é utilizado) - resolução da tela de seu dispositivo de acesso, qual o comportamento dele quanto ao tempo gasto no site e engajamento.

3. Aquisição: esta área é muito importante para avaliar o resultado de campanhas publicitarias, tanto nos meios online quanto tradicionais. Ela traz informações a respeito da origem dos acessos ao site, exemplo: de onde as pessoas vieram para nos encontrar? Via busca do Google? Banner em algum site onde haja campanha da marca? Post no Facebook que possuía link para seu site? Enfim, entre outras formas de acesso. Como o próprio nome diz: como foi obtido este usuário e por qual meio.

4. Comportamento: todo usuário, quando acessa algum site, possui um comportamento de navegação, realiza buscas internas, acessa páginas de seu interesse, executa ações, como preenchimentos de formulários, e em algum momento abandona o site. Aqui é possível observar, por meio dos números, os cenários mais comuns em seu site, e trabalhar com estes dados posteriormente para otimizar a experiência do usuário.

5. Conversões: uma das mais importantes áreas e a mais requisitada por players de e-commerce, é responsável por trazer os resultados dos funis de conversão estabelecidos para o site. Tomando como exemplo casos de e-commerce, que tem as vendas como o objetivo final, passa pelo “filtro” a visualização de produtos, clique para levar ao carrinho, login do usuário, inserção de informações de pagamento e fechamento da compra. Este exemplo pode servir também para empresas B2B, em casos em que o objetivo do site é ter novos clientes entrando em contato para a realização de negócios.

Estas são as cinco principais áreas do Google Analytics. Tendo em mente esta forma de organização das informações a dica que posso deixar é: sempre tente explorar ao máximo a ferramenta para entender todo o potencial que ela tem a oferecer. 

 

Por Lucas Henrique Monteiro
Líder de Mídia e B.I.

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