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A importância dos Mecanismos de Pesquisa para sua marca

Um dos termos mais utilizados em Marketing de Busca é o "SEO", Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Pesquisa, em português), devido à importância que ele tem na construção da presença digital de uma marca.  A definição desse conceito é "aplicar boas práticas e promover um website com o objetivo de aumentar o número de acessos recebidos via sites de pesquisa".

A importância de se manter relevantes em sites de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, etc.) é o tráfego que isso traz: os usuários estão procurando o que você oferece. Apesar de redes sociais estarem se tornando cada vez mais importante na função de fidelização de marca, ainda não transmitem a confiança que uma busca orgânica traz. Ao procurar por um assunto no Google, por exemplo, você está pedindo conselhos. 

"Me diga qual a melhor marca sobre esse assunto". Após pesquisar um tema, quem passa mais confiança: os primeiros colocados após a busca, ou aqueles encontrados na terceira página? Ser o primeiro recomendado pelo Google vai além de uma jogada de marketing, é, também, uma etapa da construção de marca. Na cabeça do consumidor você se torna uma marca de confiança.

Como esse “rankeamento” não é realizado manualmente por sites de busca, é necessário o trabalho de um especialista em SEO para garantir que o site se mantenha no topo das pesquisas. Essas ferramentas de busca levam em consideração dois fatores que afetam os resultados: relevância e importância. Isso significa que ao fazer o seu planejamento de SEO, é necessário que se garanta a relevância do site para o que está sendo procurado. 

Uma das melhores práticas para manter o website relevante é a geração de conteúdo original. Ao constantemente publicar conteúdos informativos pertinentes aos seus serviços e produtos, como artigos, cria-se maior engajamento com o visitante, o que traz uma melhor indexação no Google, que passa a considerar o seu site importante e de interesse dos usuários. Além disso, os artigos tendem a aproximar a marca do cliente, o que afeta diretamente no aumento da taxa de conversão.

Com isso em mente, entende-se que um site não deve ser desenvolvido pensando nas ferramentas de busca, e sim para o usuário. Você deve garantir que o conteúdo que ele está procurando realmente é encontrado com facilidade na sua página. E, obviamente, deve ser divulgado. Se nada é feito para direcionar acessos para seu site, as buscas podem simplesmente ignorá-lo. 

Ao procurar um especialista em SEO, é necessário exigir que ele saiba manter o site relevante tanto para o usuário quanto para as ferramentas de busca, uma tarefa difícil. Porém, ao ser bem feita, será uma das grandes responsáveis pela solidificação da sua marca no meio online, garantindo que você fique acima dos concorrentes. Literalmente.

Por Pedro Santana
Business Intelligence

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